
Regras
A simulação processa-se em duas fases Fase I Pede dinheiro ao banco, compra Água, Café, Açucar e Garrafas. Informa onde quer colocar a Água porque a gestão é feita deposito a deposito. Nesta fase decide se quer ou não produzir, ativando a opção. Na parte inferior da tela estão visiveis os clientes ainda não perdidos e o jogador coloca o preço que quer apresentar ao cliente. A Fase II altera a tela, apresenta os depositos com a respetiva produção e apresenta o total de clientes ganho aos adeversários. É necesário nesta fase construir as rotas em função dos clientes ganhos tendo em atenção os recursos disponiveis. O jogador pode decidir limpar as doses restantes porque o refresco estraga-se ao fim de dois dias ou simplesmente descartar algumas doses para ficar com mais capacidade de armazenagem. Esta operação é feita no inicio da Fase I.
Ponto 1 - Financiamento e Abastecimentos.
Para a obtenção da liquidez necessária para o funcionamento da empresa terá de ser contraido um emprestimo no inicio da simulação e pode ser solicitado um empréstimo ao banco de reforço a cada Dia. Não há limites ao valor dos empréstimos solicitados e estes são sempre concedidos. Empréstimos solicitados em períodos que não o primeiro estão sujeitos a uma taxa de processamento no valor de 5€. Todos os empréstimos concedidos pagam juros a uma taxa de 5%. Este juro é devido uma só vez no fim do jogo.
As matérias primas são adquiridas nesta fase. As ordens de aquisição têm que ser dadas em unidades inteiras. Não há restrições às quantidades de café, açucar e garrafas a adquirir. Já a quantidade de água que pode ser armazenada é limitada à capacidade dos depósitos existentes. É de notar que a água só pode ser colocada em depósitos vazios ou que já contenham água. Se for ordenada a compra de água em excesso face à capacidade de armazenagem, esta será perdida.
As matérias primas não têm prazo de validade, podem ser armazenadas indefinidamente.
Todos os materiais são pagos a pronto.
Ponto 2 - Na Fase I - pode ser ordenada a produção de refresco em qualquer depósito que contenha água.
A produção de refresco é feita por adição de 2 unidades de açucar e 1 unidade de café por cada unidade de água presente no depósito. Esta mistura irá dar origem a 6 unidades de refresco. Não se podem misturar duas produções de refresco nem acrescentar água a um lote já produzido.
Lotes de refresco com dois ou mais períodos de existência, serão rejeitados pelo Controlo de Qualidade.
Em simultâneo com a ordem de produção têm que ser entregues as propostas de preços aos clientes. NOTA: O refresco é produzido antes de serem abertas as propostas de preços. A entrega de propostas não é obrigatória. O valor de cada proposta não pode exceder 12€. O valor mínimo é de 0.01€. A entrega de uma proposta de 0.00€ é equivalente à não entrega de proposta.
Ponto 3 - Abertura de propostas.
Depois de todos os jogadores entregarem as suas propostas, estas são abertas e analisadas pelo simulador. Cada cliente irá comprar uma dose de refresco ao jogador que tiver oferecido o melhor preço. Em caso de igualdade de preços, ganhará a encomenda o jogador que tiver entregue a sua proposta mais cedo.
Ponto 4 - Engarrafamento e Distribuição.
O refresco só é engarrafado depois de vendido. Nesta fase é necessário definir a ordem pela qual serão utilizados os vários lotes disponíveis de refresco para venda. O Jogador tem de informar qual o deposito a ser usado em primeiro e os seguintes. O Controlo de Qualidade não permite o engarrafamento de lotes de refresco defeituosos ou que ultrapassaram o prazo de validade (refresco estragado).
É também necessário definir as rotas que serão usadas para o transporte do refresco.
Por cada entrega falhada será devida uma multa no valor de 5€. Adicionalmente, não será permitido em futuros períodos apresentar propostas de preço aos clientes afetados (perda do cliente para sempre nesta simulação).
O valor referente à venda do refresco é recebido a pronto ou seja, é imediatamente creditado no caixa.
Ponto 5 - No inicio da fase I procede-se à limpeza e Gestão de Quebras.
Nesta fase é necessário definir, depósito a depósito, se este deve ser esvaziado e limpo. A operação não tem custos mas o valor do conteúdo do tanque é perdido. Não esquecer que só é possível adicionar água a depósitos que estejam vazios ou parcialmente cheios de água.
Ponto 6 - Reciclagem.
As garrafas só podem ser utilizadas uma vez e terão de ser deixadas no centro de recolha de resíduos, sendo devido o pagamento de 0.30€ por cada garrafa entregue.
Ponto 7 - Transporte.
Os custos de transporte são todos assumidos pelas empresas produtoras de refresco, tanto na compra de materiais como nas entregas de produto aos clientes.
Todos os serviços de transporte são pagos a pronto.
Ver o separador Veículos para mais informações.
Ponto 8 - Liquidez.
Se, em qualquer momento, uma empresa não tiver dinheiro disponível para as despesas assumidas, existe um mecanismo de garantia de pagamentos (destinado a proteger os credores) que é automaticamento ativado. Nessa situação, o banco liberta instantaneamente um empréstimo para a empresa honrar os seus compromissos. Esse empréstimo tem custos muito penalizadores para as empresas pelo que estas devem fazer tudo para os evitar.
A ativação deste mecanismo tem um custo fixo de 20€ acrescido de um custo variável correspondente a 10% do valor necessário. O valor deste empréstimo, acrescido das taxas fixa e variável referidas é adicionado ao valor em débito junto do banco. Estes valores estão, ainda, sujeitos ao pagamento de juros no final do último período do jogo.
Ponto 9 - Final de jogo.
No final do exercício, os pagamentos são efetuados pela seguinte ordem. Primeiro aos trabalhadores, 10€ por período em jogos com dois jogadores e 5€ por período em jogos com quatro jogadores; de seguida ao banco, total em dívida mais juros. O resultado do jogo é o valor que sobrar (ou que estiver em falta) após estes pagamentos finais. O valor das existências não é considerado para o apuramento final dos resultados.